Marcas e Conteúdo em tempos de polarização e tecnologia avançada

A edição de 2023 do Rio2C marcou mais um ano de parceria com o Meio&Mensagem, trazendo um dia de imersão no mundo das marcas e da comunicação.

O Summit Conteúdo e Marcas levou para a Cidade das Artes (RJ), no dia 11 de abril de 2023, um mergulho na criatividade brasileira e muitas discussões sobre como as marcas devem se comportar em um mundo polarizado e com grandes avanços tecnológicos.

Foi um dia para pensar as tendências e o futuro da comunicação das marcas, do marketing e mídia, reformatar conceitos, praticar inovação e vivenciar criatividade.

CMOs, criativos, designers, influencers, executivos de mídia, jornalistas, agências, produtores, plataformas, empresas de tecnologia e muito mais, participaram de painéis abordando temas como etarismo, diversidade, criatividade, artes, comunicação, inteligência artificial, dentre outros.

Veja alguns dos destaques do Summit Conteúdo e Marcas

ETARISMO, INCLUSÃO DE PCDS E AS NOVAS PAUTAS DE DIVERSIDADE NA COMUNICAÇÃO

Neste painel, a discussão foi sobre a necessidade do avanço da diversidade que se volta às camadas específicas dos grupos menorizados, como o preconceito em relação à idade e a urgência de inclusão plena de pessoas com deficiência. Como as marcas podem falar com esses grupos de consumidores e retratá-los de forma real?

A moderação foi de Bárbara Sacchitiello (Editora-Assistente do Meio & Mensagem). Com os palestrantes Rony Santos (Gerente de Diversidade Inclusão e Equidade do Grupo Boticário), Ivan Baron (Conselheiro Jovem do Pacto Global da ONU) e Egnalda Cortês (CEO da Côrtes e Companhia, a primeira agência de influenciadores negros da América Latina).

CRIATIVIDADE EM TEMPOS DE POLARIZAÇÃO

Em tempos nos quais a polarização acomete não apenas a política, mas inclusive ações e falas das marcas, os limites da criatividade são afetados? Como anunciantes, agências e produtores de conteúdo devem se portar em um cenário em que escolher um posicionamento significa desagradar parte do público?

Este foi o tema norteador deste painel que teve como moderador o Editor-chefe do Meio&Mensagem, Alexandre Zaghi Lemos. E os palestrantes Angerson Vieira (Diretor Executivo de Criação, da Agência Africa); Georgia Reinés (Diretora de Pesquisa da agência DOJO) e Ricardo John (CEO & CCO da FCB Brasil).

METAVERSO: QUANTO TEMPO LEVARÁ ENTRE A TENDÊNCIA E O MAINSTREAM?

Com a revalorização das experiências presenciais e do contato físico, nesta época pós-pandêmica, há um esgotamento nas conexões digitais que afeta as apostas no metaverso? Ou ganha força a ideia de que o metaverso irá se desenvolver num espaço de complementaridade e não de substituição da realidade?

Neste painel a mediação foi de Thaís Monteiro (Repórter Sênior do Meio & Mensagem) e os palestrantes Lui Lima (Diretor de Criação na Talent Marcel), Lucas Reis (Fundador e CEO da Zygon) e Thiago Dias (Vice-presidente sênior de Fintechs, Enablers e Crypto da Mastercard LATAM).

CURTO, ÁGIL E EFÊMERO: COMO SERÁ O CONTEÚDO DO FUTURO?

Formato popularizado por plataformas como TikTok e Instagram, os vídeos curtos tornaram-se a linguagem preferida da geração Z e obrigaram marcas e veículos e aderirem ao estilo. Nesse contexto, ainda há espaço para conversar e mensagens mais longas? Todos teremos de aprender a falar em poucos segundos?

Aqui a moderação ficou com Caio Fulgêncio (Repórter do jornal Meio & Mensagem) e os palestrantes Ian SBF (Sócio-Fundador do Porta dos Fundos), Passa (Cofundadora e COO da Brunch) e Patrícia Moura (Head de Conteúdo da GUT).

Estes foram apenas alguns dos diversos temas que fizeram parte do Summit Conteúdo e Marcas, nesta edição de 2023. Se você perdeu a chance de trocar ideias e fazer networking, aguarde que a edição de 2024 está logo aí.

Cadastre-se abaixo em nossa Newsletter para receber todas as novidades sobre a próxima edição!