John Plunkett e Porta dos Fundos no primeiro dia de Conferência do Rio2C 2022

Home > Edição 2022 > Conferência Rio2C 2022

O Rio2C 2022 inaugurou o primeiro dia da Conferência com duas grandes palestras no GlobalStage, principal palco do evento, que comporta até 1250 espectadores: John Plunkett e Porta dos Fundos

John Plunkett, cofundador da Wired Magazine, a mais influente e visionária publicação de tecnologia e inovação do mundo, falou sobre a sua trajetória profissional e sua experiência na revista, que além de promover uma nova compreensão de como a tecnologia da internet mudaria o fluxo de informações, previu como a revolução digital transformaria radicalmente o modo de viver de todo o mundo. 

Logo depois, subiram ao palco alguns integrantes do Porta dos Fundos. Irreverentes, disruptivos e audaciosos, eles são um fenômeno do entretenimento multiplataforma, que celebra uma década em 2022. Do início despretensioso ao sucesso refletido na média de 120 milhões de visualizações por mês, nos 17,2 milhões de inscritos no YouTube e no Emmy Internacional de Comédia conquistado em 2019, o Porta dos Fundos ocupou o palco com Antonio Tabet, Christian Rôças, mais conhecido como Crocas e Ian SBF e relembraram os pontos altos da trajetória, piadas e polêmicas, além das novidades sobre a expansão internacional, novos formatos e talentos. 

Na parte da tarde, os dez palcos do maior encontro de criatividade da América Latina abordaram temas variados e transversais como inclusão financeira, proteção de dados, eSports, a função do showrunner, true crime, inovação na educação, saúde com sustentabilidade, a relação entre marcas e artistas, felicidade no trabalho, entre outros. 

Veja abaixo mais alguns destaques: 

GlobalStage

ANTES DO BRASIL DA COROA, EXISTE O BRASIL DO COCAR

Uma conversa entre o artista Alok e a líder indígena Celia Xakriabá sobre a urgência em compreender o passado, as tradições e a sabedoria dos povos originários e sobre a sua jornada musical e espiritual em busca de um Futuro Ancestral. Juntos, eles compartilharam experiências, perspectivas e ideias sobre o passado, presente e futuro.   

StoryVillage

FANTASIA, FICÇÃO E FATOS REAIS: NARRATIVAS LOCAIS, ALCANCE GLOBAL 

A entrada do streaming no Brasil trouxe uma oportunidade única de levar obras originais e locais para o mercado global. Neste painel, executiva da Netflix Brasil, criadores e produtora discutiram sobre as nuances, insights, aprendizados e expectativas envolvidas na produção de projetos de fantasia, ficção e fatos reais, e sobre como transformar histórias originais e locais em mainstream. 

DEU MATCH: MÚSICA, MARCAS E ARTISTAS 

A relação entre música e marcas não é de hoje, mas certamente se acelerou nos últimos tempos com o avanço dos streamings, das redes sociais e suas novas relações entre artistas, fãs, consumidores e marcas.  

Os motivos para investir na música são muitos: autenticidade, conexão significativa com os consumidores, o poder de influência do artista musical x influenciadores digitais. Por isso, não param de surgir novas formas de interação entre o mercado publicitário e o ecossistema da música.  

Executivas da TIM e da Mastercard, conversaram com Luísa Sonza, uma das artistas de maior popularidade no cenário da música atual, sobre como a jornada do artista e seu fã geram resultados surpreendentes e assertivos às marcas e a busca destas por verdade e identificação. 

Biodom

INCLUSÃO FINANCEIRA

No Brasil, apesar de esforços recentes para a desburocratização do acesso aos serviços financeiros e da propagação das contas digitais, ainda vivemos um cenário de vulnerabilidade financeira quando o assunto é inclusão.  

Trouxemos para esta conversa, gestores de iniciativas voltadas para este movimento, que é um dos pilares para o crescimento do país e para a vida das pessoas.  Aqui, foram compartilhadas histórias inspiradoras, e discutidos os desafios e oportunidades que nascem desse processo de inclusão.   

House of Brands

TE DOU UM DADO?  

Em setembro de 2020, acompanhando uma tendência global, entrou em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que trata da utilização e da proteção dos dados pessoais no país. Sua criação estimulou mudanças em diversos domínios, desde as novas regras para uso dos cookies a modelos de monetização por meio de vendas de dados.  

Ao mesmo tempo em que pode impulsionar a criatividade e gerar insumos para construção de narrativas diferenciadas, os dados podem limitar o processo de desenvolvimento, estabelecendo barreiras temáticas e uniformizando a produção de conteúdo.   

Neste painel, profissionais com perspectivas múltiplas dialogaram sobre a sua relação com os dados e as possibilidades derivadas de sua análise. 

CyberStage

E-SPORTS: A NOVA PAIXÃO NACIONAL

Os eSports, esportes eletrônicos, são a arena central de uma revolução digital que reúne o universo da tecnologia ao mundo esportivo. São jogadores profissionais de todas as idades e grupos sociais, conectados globalmente, que se organizam em ligas e campeonatos cujas audiências chegam à casa dos milhões.   

Este é o cenário que deu start a uma conversa entre jogadores e executivos sobre o futuro e as promessas dessa nova paixão nacional.  

PitchingShow 

A seleção dos artistas do PitchingShow foi realizada por uma banca comandada pelo produtor e compositor Zé Ricardo, curador de música do Rio2C, mediante inscrição gratuita no site do evento.  

Os pocket shows, com duração de 30 minutos cada, foram realizados em um palco aparelhado com equipamentos de som e luz de alta qualidade, dentro de uma sala privada. Neste dia apresentam Liege, Juliana Linhares, Renegado e Ana Lu.    

A edição deste ano foi apresentada pela Petrobras e tem patrocínio do Banco do Brasil, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Riotur e Cidade das Artes.